Laudo Laboratório

Análise de controle de qualidade de BIOINSUMOS

Os insumos biológicos já são realidade no campo e rendem bilhões de reais na chamada economia verde. Em razão da redução do uso de químicos, da fixação biológica de nitrogênio, solubilização de nutrientes  e fomento em créditos de carbono. 

Os bioinsumos são os produtos desenvolvidos a partir de microrganismos, enzimas ou extratos de plantas, destinados ao controle biológico. Utilizados nos sistemas de cultivo agrícola para combater pragas e doenças e promover crescimento vegetal, melhorarando a fertilidade do solo e a disponibilidade de nutrientes para as plantas.

Nesse cenário, os bioinsumos para a agricultura brasileira tem sido empregado com a técnica de multiplicação “on farm” de microrganismos, quando os produtores rurais produzem em suas próprias fazendas, os caldos fermentados contendo microrganismos e os aplicam nas lavouras. 

 A produção “on farm” apresenta algumas vantagens sobre o uso de produtos comerciais. A maior delas é a diminuição dos custos para o fazendeiro, devido à fabricação própria e à inexistência dos custos de transporte e armazenagem. 

Entretanto, essa alternativa apresenta alguns riscos, o da contaminação do caldo fermentado com microrganismos indesejáveis. E pode acontecer que, devido a condições inapropriadas de produção, os microrganismos estejam em baixa concentração, o que diminuiria a eficácia dos produtos.

Frente a esse cenário, a alternativa é a execução de um robusto programa de controle de qualidade com o auxílio de um laboratório capacitado em cultivos microbiológico, para garantir que o produto esteja adequado e seguro para ser usado. 

A busca por tecnologias sustentáveis para controlar pragas e doenças, para promover crescimento de plantas e para fertilizar os solos de maneira sustentável e rentável é cada vez mais crescente no setor agrícola. E é por isso que o LAUDO Laboratório oferece sua contribuição com o monitoramento da qualidade dos bioinsumos.

TRABALHAMOS COM CONDUÇÃO DE ENSAIOS PARA CONTROLE DE QUALIDADE DE FUNGOS E BACTÉRIAS DE INTERESSE AGRICOLA

Ensaios:

  • Amostras de Biorreatores provenientes de produção On Farm 
  1. Medição do pH 

É um método utilizado para medir o potencial hidrogeniônico de uma amostra, calculando o grau de acidez, neutralidade e alcalinidade de uma solução. Na fermentação bacteriana, esse aspecto é importante para se observar as condições do meio de cultura e se estão favoráveis para a multiplicação do microrganismo desejado.

  1. Contagem de UFC (Unidades Formadoras de Colônia) 

(UFC) é uma unidade de medida utilizada para quantificar o número de microrganismos viáveis em uma solução a partir do semeio dos mesmos em meio de cultura adequado para seu crescimento.

  1. Coloração de Gram 

Coloração de Gram é um método utilizado para classificar bactérias Gram-positivas e Gram-negativas. A Coloração de Gram é útil para identificação de microrganismos indesejados presentes na amostra, a partir da análise morfológica das células observadas.

Adicione o texto do seu título aqui

Adicione o texto do seu título aqui

Adicione o texto do seu título aqui

Adicione o texto do seu título aqui

Quer saber

Quer saber

Quer saber mais?

Fale com nossa equipe pelo nossos canais (e-mail, WhatsApp e telefone) ou envie aqui para nós a sua dúvida:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *